Buscar
  • Suzete Sequeira

Discos Desmaquilhantes

Esta semana quero apresentar os meus conjuntos de Discos Desmaquilhantes.

São de flanela e ideais tanto para limpar a pele como para remover a maquilhagem.

Gestos simples mas que reduzem bastante o lixo que produzimos. Se queres cuidar do ambiente é importante reduzires o lixo que produzes.


O meu propósito é apresentar soluções mais sustentáveis, que evitem desperdício e respeitem o Planeta. O mais que posso.

Para isso reutilizo materiais e trabalho com formas rectas para evitar fazer desperdício de matéria prima.


📷 1 - Os meus discos têm muitas formas, tamanhos e padrões diferentes. São de linhas rectas e com vários formatos pois a ideia é cuidar de nós mas também evitar desperdício.


No meu dia a dia, nas minhas práticas de trabalho (neste caso relacionadas com os Discos) tento aproveitar todo o tecido que tenho. Nem sempre tenho um tecido quadrado/rectangular mas valorizo-o o mais que posso. Tento reduzir ao máximo o desperdício criado pelo meu trabalho:


📷 2 - este pequeno retalho já não tem o tamanho que me permita fazer discos de tamanho "standard", mas em vez de o descartar, ainda consigo


📷 3 - fazer 4 discos num tamanho perfeitamente útil e o que descarto é reduzido a pequeninos pedaços.


Estes pedaços que sobram vou guardando. Com alguns faço as Pregadeiras Voa, outros encho almofadas, outros ainda aguardam inspiração.

Ainda assim nem sempre tenho solução para tudo, mas aguardo pelo momento certo. Eu acredito que ele vem sempre 💚 Hás vezes dou. Tal como recebo doações, também as faço. As equipas pedagógicas dos ATL's costumam ficar contentes.


Um outro lado da questão é que tive a oportunidade de transformar retalhos de flanela que estiveram guardados durante muitos anos. São (eram!) da minha Avó paterna (já tenho falado dela algumas vezes - vê no separador O Meu Percurso). Ela vivia num mundo sem supermercados nem prontos-a-vestir. Era outro mundo onde tudo o que tinha, era ela e o meu avô que produziam, plantavam, tratavam e tinha de ser aproveitado na sua totalidade. Estes retalhos de flanela são o desperdício de construção de pijamas. Foram guardados por ela para serem transformados, não sei se em mantas (tipo as de trapilho) se em tapetes (os Capachos - ando a pensar em organizar workshops para vos ensinar a fazer) mas foram ficando... até que chegaram a mim.


📷 4 - Pensei que seria interessante utilizar flanela preta para ti, que usas uma maquilhagem mais baseada em rimel, eyeliner e/ou sombras mais escuras. Pretas até.

Assim o pano manter-se-á bonito por mais tempo.

Ainda assim o ideal será sempre lavar o pano após cada utilização.

É uma sugestão.


📷 5 - Outra sugestão são os mini-discos.

Pensei nas crianças que adoram imitar os gestos dos crescidos e assim podem brincar à vontade; pensei nas pessoas que precisam ter alguns no seu estojo de maquilhagem, e podendo ter discos mais pequenos evitam andar com grandes volumes na mala; pensei nas pessoas que necessitam viajar e manter uma bagagem compacta; pensei nas pessoas que gostariam de experimentar várias opções antes de perceberem os seus preferidos.


Ao usares estes discos estás a dar continuidade a atitudes sustentáveis que já vêm de tempos anteriores ao "advento" dos descartáveis, passam por mim só para chegarem a vós. Só tens de os:

usar - lavar - usar





. com formas, tamanhos e padrões diferentes

. com ou sem embalagem

. flanela

. 100% algodão

. conjuntos de 7 panos

. Mini-discos conjuntos de 4 panos

. Disponíveis na loja do site

0 visualização
 

©2020 por Canela Cheia. Orgulhosamente criado com Wix.com